Oficina de Storytelling com Herman Bassler no Rio Criativo

Na terça, dia 21/06, no Rio criativo para assistir duas oficinas: Storytelling e de Pitching, então, esse post terá duas partes para englobar o que anotei nas oficinas (o que foi muita informação).

 

“Storytelling é a capacidade de contar histórias Relevantes.”

 

Já gostei do início da oficina onde criamos duplas e tivemos que contar a história de outra pessoa sem saber quem era a pessoa (muito menos o nome). Isso mostrou seu poder de observação combinado com sua imaginação que resulta na criatividade! Após isso, deu-se o início das apresentações com 3 informações básicas:

 

  • Nome;
  • Expectativa (em uma frase);
  • Um herói.

 

Agora sim, vamos parar de ladainhas e vamos para a surra de insights:

 

  • O discurso do Kennedy contando o propósito dos EUA irem para Lua foi um marco de como o Storytelling pode ser usado para vender uma ideia;

Clique acima para assistir

  • Uma dica de história: que tal usar o mito de Prometeu (o hacker da mitologia grega), nos dias de hoje?
  • Uma dica de canal: Shots of Awe, do Jason Silva – um vídeo muito bom é o “The Role of Curation” onde ele disseca a importância da curadoria em um mar de informação;

Clique acima para assistir

  • O 1º viral foi “Guerra dos Mundos”, do Orson Wells! Imagina uma história de rádio que foi tão bem roteirizada e interpretada, ao ponto de muitas pessoas pensarem que uma invasão alienígena estava acontecendo;

Clique acima para assistir

  • Uma frase para guardar: “Lógica não engaja, as histórias sim!”;
  • Um vídeo que mostra de onde vem a criatividade e as ideias: “Everything is a Remix”. Assista as 4 partes;

Clique acima para assistir

  • Como falar de Storytelling e não falar da Jornada do Herói de Joseph Campbell?

http://www.effectacoaching.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/10/ciclo-do-her%C3%B3i-1024x594.jpg

  • Assista o TED sobre a Jornada do Herói

Clique acima para assistir

  • Essa dica/anotação é minha: para ter história, tem que ter TRETA!
  • Há 7 padrões de personagens:
    • Hero – O grande herói;
    • Herald – Aquele que traz algo novo; geralmente o que vai fazer a “aventura” começar. Pode ser um objeto ou um evento também;
    • Mentor – O mestre;
    • Guardians – São os capangas do “vilão”;
    • Trickster – Aquele que muda de personalidade: o Bonzinho que vira o mal e por aí vai;
    • Shadow – Geralmente, esse é o vilão;
    • Shape-shifter – O personagem que muda de padrão ao longo da história.

Clique acima para assistir

  • Um estudo chamado “Hacking Creativity” feito por um grupo que a Red Bull juntou e, com a parceria da Vibrant data, chegaram a um padrão de 4 hábitos das pessoas criativas:
    • Nem sempre é preciso pensar fora da caixa;
    • Deixar acontecer, mas com um objetivo claro;
    • Ter mais de um plano em mente (plano A a Z, talvez?);
    • Estar na natureza ativa o processo criativo.

 

 

  • Teoria do Círculo Dourado – comece pelo seu propósito, passe para como você entrega e o que entrega!

Clique acima para assistir

  • Como a Coca-cola fará toda a sua estratégia de comunicação para a marca, até 2020;

Clique acima para assistir

 

  • O famoso Pitch do iPhone:

Clique acima para assistir

 

Essa foi a oficina que mais queria assistir e aprender. Tirei vários insights particulares que vou colocar em prática em minhas empresas! Logo aqui embaixo, deixo os slides da oficina que o Herman Bassler ministrou perfeitamente!

Clique para baixar a apresentação.

O que achou desse conteúdo? Comente abaixo e vamos discutir mais sobre o assunto!

About Compan

Anjo da Guarda, Encurtador de Caminhos, Palestrante e Vendedor! Aqui você encontrará toda minha experiência em Marketing e Vendas.

Compartilhe AGORA!
About the author

Compan

Anjo da Guarda, Encurtador de Caminhos, Palestrante e Vendedor! Aqui você encontrará toda minha experiência em Marketing e Vendas.

  • André Botelho

    Excelente artigo! Parabéns! Uma pequena que os slides da apresentação não estão mais disponíveis (pelo menos não conseguir baixar).

  • compan

    Fala André!

    Vlw mesmo pelo comentário, me dá 5 minutos que vou upar em outro lugar!

    Abraço!

  • André Botelho

    Muito obrigado!