Ideia de melhoria – Vendedor de Vassouras

Sim, é sério esse post! Eu sempre fico analisando o modo de vender das pessoas e, 2 vezes por semana, o “Vassoureiro” passa aqui na minha rua. Já ouço ele gritando que está chegando desde o começo da rua! De tanto ouví-lo e ver como se dá a abordagem, venda e possível fidelização, me coloquei no lugar dele e imaginei como eu venderia a mesma vassoura, mas de um jeito diferente. Faria desse jeito:

Investir em um alto falante portátil para deixar minha voz gravada

megafone

O “Vassoureiro” passa gritando pelas ruas, de 30 em 30 segundos, imagina como ele coloca a potência da sua voz a prova, todos os dias? Fazendo isso, ele poupará muito a voz e poderá colocar diversas gravações. Os gravadores de hoje em dia tem entrada USB e dá para gravar direto nele.

Ter 5 argumentações para o gravador

Já com o gravador, usaria 5 argumentações diferentes para chamar os clientes. Além disso, posso fazer um marketing de conteúdo contando quanto tempo dura a vassoura se usada 1 vez por dia, como conservá-la, como limpá-la entre mais informações. Uma dica para melhorar mais ainda, é usar uma argumentação por rua para sempre ter uma novidade para aqueles clientes.

Uso de cada vassoura

Geralmente, vejo o vassoureiro com 3 tipos diferentes de vassoura. Eu começaria com 1 e iria aumentando conforme a demanda, mas pegando dessa realidade, gravaria dicas específicas para cada produto vendido. Levantar possíveis problemas que seu cliente terá e que nem ele percebeu, é venda na certa!

Uso do Whatsapp e GPS

Eu iria usar e abusar do Whatsapp! Fidelizaria o cliente em cada venda, pegando o nome e número do Whatsapp e, cada vez que fosse sair para vender, enviaria mensagem falando o que tenho hoje de vassoura e se quer reservar. Além disso, teria um CRM com os hábitos desses clientes e que me avisasse 1 mês antes de que a vassoura ficaria ruim. Outro uso é para fazer pesquisa de mercado para novos produtos como pá, produtos de limpeza entre outros, para fazer mais vendas certas.

No caso do GPS, eu mostraria qual seria a rota do dia e, caso algum cliente perguntasse onde estou, enviaria a localização exata e quanto tempo vou levar para chegar até ele.

Uso de máquinas de cartão (Pagseguro, iZettle entre outros)

Mas uma facilidade para o cliente e você não precisa ficar com dinheiro vivo na mão. Muitas pessoas não têm o dinheiro trocado ou o “Vassoureiro” não tem como trocar na hora, o que acarretaria em perda da venda, com as máquinas não aconteceria isso e você poderia fazer uma venda antecipada (enviando a ordem de pagamento direto para o e-mail ou Whatsapp do cliente).

Essas são algumas ideias para serem implementadas e, se tiver ainda mais ideias para o “Vassoureiro”, deixe nos comentários!

Um outro objetivo de posts desse tipo é exercitar o seu poder de observação, criação e imaginação em relação aos negócios dos outros. Faça isso e você abrirá um leque de oportunidades para você!

About Compan

Anjo da Guarda, Encurtador de Caminhos, Palestrante e Vendedor! Aqui você encontrará toda minha experiência em Marketing e Vendas.

Compartilhe AGORA!
About the author

Compan

Anjo da Guarda, Encurtador de Caminhos, Palestrante e Vendedor! Aqui você encontrará toda minha experiência em Marketing e Vendas.