Como criar a Buyer Persona de seu negócio e aumentar suas vendas

Vou começar pelo começo: Buyer persona é a representação do modelo ideal de seu cliente baseado em pesquisas e dados demográficos. Para que serve?! Para falar com seus clientes compradores, dizer de forma certa, na hora certa e com o produto ou serviço certo para eles. Não adianta fazer marketing se você não sabe onde está o seu consumidor pois, quais são seus maiores problemas e anseios. Construir uma Buyer Persona deixará você focado em quem realmente quer saber de sua empresa! Vou deixar pelo menos 3 benefícios para você criar HOJE a sua persona:

Após ler todo esse início, vamos construir sua Buyer Persona?!

1 – Faça perguntas

  • Sua persona tem algum problema que você soluciona?
  • Ela está na faixa etária e no segmento de mercado no qual você foca?
  • Os benefícios de sua solução é o que sua persona busca?
  • Qual o processo de decisão da persona? Qual seu ciclo de vendas onde você pode aparecer e mostrar a sua solução?

Essas perguntas básicas norteiam onde você começará sua busca pelo o cliente ideal. Invista nisso pois é o começo para aumentar sua receita e vender muito mais.

2 – Junte todas as informações e crie padrões

Após essa ampla pesquisa, junte e perceba os padrões de respostas, por exemplo: das 1000 pessoas responderam, 90% são da indústria têxtil com idade entre 35 e 40 anos, que buscam solucionar a lacuna de produção no Estado do Pará. Essa é sua persona e você pode dar um nome para ela mostrando aos “Paulos”, às “Cristinas” que te seguem e ouvem o que você tem a falar, que eles ficarão mais próximos de você.

3 – Passe para equipe de Marketing e de Vendas e formule estratégias

Você criou o perfil de uma ou mais personas, agora é hora de criar as estratégias de marketing e de vendas para conseguir entrar no ciclo de vendas dessas pessoas e mostrar o que a sua empresa pode fazer. Use os possíveis problemas que estão listados na pesquisa para criar Whitepapers, resumos e dicas para sua persona. Isto irá criar um funil de vendas e ajudará seus vendedores a fechar muito mais em cada mês. Sempre que puder, refaça a pesquisa para perceber se algo mudou ou se novas personas aparecem.

Dica: Para fazer o processo automatizado, use o Gerador de Buyer Persona Clique aqui

Fontes: 5Seleto, Marketing de Conteudo, HubSpot e Blog da Luz Consultoria

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Anjo da Guarda, Encurtador de Caminhos, Palestrante e Vendedor! Aqui você encontrará toda minha experiência em Marketing e Vendas.
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