7 dicas de marketing de conteúdo para tradutores e agências de tradução

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Sempre gostei de desafios e um dos maiores desafios foi como ajudar tradutores na divulgação de seu trabalho pelo mundo a fora. Pensando nisso e participando de um grupo de tradução, cheguei nessas ótimas dicas de marketing de conteúdo, vamos a elas:

1 – Criar um Blog

O Marketing de Conteúdo deve ser facilmente acessível e nada melhor do que um Blog para começar! Vá no Blogger ou WordPress, crie um gratuitamente e comece a falar sobre seu dia a dia, dúvidas frequentes, dicas tanto de tradução quanto para tradutores de primeira viagem, entre outros assuntos. Isso cria autoridade e mostra para o seu público-alvo que você conhece sobre sua profissão. Entrem no Tradutor Iniciante da Laila Compan e Ao Principiante da Lorena Leandro;

2 – Criar posts mostrando a relevância da tradução para cada segmento de mercado

Esses posts servem para atingir nichos que você conheça, como exemplo, indústria de petróleo e gás: “10 maiores erros de tradução Eng<>Port na área de petróleo e gás e como evitá-los”. Com isso, você mostra seu par de idiomas e um dos assuntos de sua especialidade;

3 – Criar palestras e webinários dando dicas e/ou ensinando sobre tradução para faculdades

Fazendo isso, você irá aumentar sua autoridade e aumentará seu networking. Em faculdades, muitos alunos precisam de alguém para traduzir resumos e até artigos científicos e é aí que você entra! Também deixe no mural da faculdade algumas dicas de como revisar melhor o texto, como escrever melhor e soluções de como não cair em armadilhas na hora de traduzir seu texto acadêmico. Lembre-se de fornecer algumas dicas simples, mas poderosas, que irá deixar as pessoas querendo mais e também deixe seu contato;

4 – Procure ONGs e faça “Traduções Solidárias”

Além de conseguir mais experiência, você poderá melhorar seu currículo e criar um portfólio. Como geralmente os tradutores assinam um contrato de confidencialidade com as agências e clientes, o profissional fica sem portfólio para apresentar aos próximos clientes. A ideia é de fazer uma parceria com a ONG, onde o profissional realizará as traduções e poderá usar as mesmas como um portfólio. Geralmente esse é o começo de muitos tradutores;

5 – Pegar vídeos no youtube, legendá-los e enviar para os autores do vídeos

Além de exercitar, você irá criar contatos com diversas empresas que, mesmo não pagando sobre aquela tradução, irão reconhecer que você é ótimo no que faz! Lembre-se de mostrar quantas pessoas serão impactadas com o vídeo sendo entendido em mandarim, por exemplo. Também lembre-se de ter cuidado com a questão dos direitos autorais;

6 – Entre em contato com Delegacias de Polícia e Hospitais

Sim! Essa dica faz parte do livro “Tradutor Freelance” da Angélica Silva. Em datas comemorativas (o carnaval é uma delas), há diversos turistas pelo nosso Brasil e essas instituições necessitam desse trabalho. Vá e fale com os responsáveis sobre o impacto da interpretação dos idiomas;

7 –  Anúncios em Redes Sociais e Google (Facebook, Linkedin, G+ e Twitter)

Anúncios com foco em dar dicas que estão em seu Blog são um investimento incrível! Pegue seus posts sobre a importância da tradução para o segmento X ou nicho Y, faça um link patrocinado bem focado, com o seu par de idiomas e espere diversas empresas procurarem seu trabalho;

8 – Crie um e-book tanto voltado para Tradutores quanto para diversas áreas de atuação

Ué, não eram 7 dicas? Deixei mais uma para você aproveitar ainda mais! Após ter conteúdo suficiente, escreva um e-book e publique na Amazon, iBooks, crie uma Landing Page para ele! Sua autoridade será ainda maior e você pode presentear os líderes de diversas empresas onde você visa trabalhar!

Quero agradecer a Laila Compan (minha querida esposa) por me ajudar na confecção desse post (tanto revisando, dando ideias e falando sobre o seu dia a dia na área de tradução).

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Anjo da Guarda, Encurtador de Caminhos, Palestrante e Vendedor! Aqui você encontrará toda minha experiência em Marketing e Vendas.
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