6 Lições que aprendi com a publicação de meu primeiro livro

tumblr_n94oarD6bt1rc4kb8o1_500

“Escreva sobre aquilo que sabe e aquilo que adora. Quando nós conseguimos expor no papel, chama-se a isso boa escrita.”

 Joel Chandler Harris

Eu escrevi meu primeiro livro sobre Whatsapp, publiquei no dia 10 de julho deste ano e me senti como se tivesse marcado o gol do Hexa para o Brasil! Muita emoção… familiares revisando e dando suas opiniões e depois de um tempo, ele saiu de vez! Mesmo tendo passado 21 dias (não esqueço mais), ainda fico pensando em muitos aspectos e quero deixar com vocês as lições que aprendi nessa minha primeira jornada:

1 – Para mim nunca ficará perfeito;

É verdade, sempre que você escreve, filma, grava e depois revisa, nunca estará perfeito. O maior problema é sempre ir lapidando até não ter mais nada para acertar, ou procurar tanta perfeição e não mostrar ao mundo. Não se freie, divulgue e vá pegando o feedback de todos que consumirem sua obra. Ela poderá ter 10 edições, mas você irá melhorá-la baseado no que seus seguidores gostam.

2 – Burocracia de um lado, facilidades do outro;

Registrar sua obra, pagar taxas aqui e ali e a demora, tanto na impressão quanto na liberação. Isso freia muito sua vontade, porém conheci o Clube dos Autores e lá eu posso colocar tanto meu livro impresso quanto o e-book! Fácil de fazer e o site ainda insere minha obra em diversos lugares como Google Livros, Amazon e Saraiva! Recomendadíssimo!

3 – Já fica uma vontade de escrever outro;

Acabei de escrever, publiquei e… Já tenho ideia para mais 3 livros!! Parece que a transpiração enquanto você está escrevendo, a emoção de corrigir os erros e a adrenalina que corre nas veias quando você publica é tamanha que você já pensa em muito mais para compartilhar! O exercício te deixa muito mais apto a fazer mais e mais, e isso é ótimo! Sugiro que você faça o mesmo, e exercite! Faça resumos de livros que você gosta, como esse que eu fiz Leia o Resumo

4 – As pessoas que você nunca pensou que te ajudariam, ajudaram;

Quando publiquei e compartilhei em meu perfil do facebook, muitas pessoas compartilharam e, vendo todos os compartilhamentos, percebi que mais da metade foi de pessoas que tinha pouco contato ou que não falavam comigo há muito tempo. Isso mostra que você cativou aquela pessoa naquele momento em que vocês eram próximos e foi um jeito de retribuição.

5 – Você melhora cada vez mais;

Como qualquer habilidade, quanto mais praticar, melhor irá ficar! Além da vontade de escrever mais livros, quero gerar ainda mais conteúdo nos livros para englobar totalmente certas ferramentas, melhorar o método de vendas (próximo livro será sobre vendas) e conhecer ainda mais fontes de informação. Outro ponto importante é que você conhece outros autores e podem trocar deias em relação as suas obras! Ótimo networking!

6 – Você incentiva outras pessoas.

Minha esposa viu minha garra e foco em escrever meu livro e ficou motivada também! Hoje, ela publicou o seu livro sobre tradução (clique aqui para conhecer) que estava parado há algum tempo. Isso aumenta minha motivação também por querer gerar mais conteúdo e compartilhar mais sobre a minha experiência! Esse foi um exemplo próximo a mim. Imagina você que está lendo? Ficará com vontade de pegar aquelas ideias que deixa de lado e correr na frente para escrever!

A conclusão que tiro disso tudo é que: faça o mínimo e as pessoas a sua volta irão perceber o feito e se engajar para ajudá-lo e fazer mais!

About Compan

Anjo da Guarda, Encurtador de Caminhos, Palestrante e Vendedor! Aqui você encontrará toda minha experiência em Marketing e Vendas.

Compartilhe AGORA!
About the author

Compan

Anjo da Guarda, Encurtador de Caminhos, Palestrante e Vendedor! Aqui você encontrará toda minha experiência em Marketing e Vendas.